O que você entende por despertar o poder da mente? No artigo de hoje, falaremos com você sobre o tema e sobre como nossas limitações e o condicionamento das profissões interferem no processo. Enquanto todo mundo quer ser diferente, fazer algo inovador, se destacar de uma certa forma, no geral, alguns fatores nos travam e não vamos para frente. Logo abaixo trago uma série de informações de pesquisas, artigos e livros para ajudá-lo (a) a aprofundar-se mais neste tema.
Para entender melhor o despertar da mente, vamos falar sobre a capacidade de armazenamento de memória do cérebro, que é de cerca de 2,5 petabytes. Isto é, se seu cérebro funcionasse como um gravador de vídeo digital de uma televisão, ele conseguiria armazenar 3 milhões de horas de programas de TV. Ou seja, seria preciso deixar a televisão funcionando continuamente por mais de 300 anos para usar todo esse armazenamento.
Mas esse exercício só vale à mão. Então, teclar não tem o mesmo efeito. Uma vez que quando você escreve à mão, presta mais atenção no conteúdo. Desse modo, você recruta o córtex pré-frontal, área responsável pelos pensamentos e decisões e por regular as emoções, fazendo com que você tenha mais percepção.
Outro exercício interessante é o Body Scan, uma prática de meditação guiada que nos ajuda a perceber cada parte do nosso corpo e as emoções que vão se manifestando. Assim, você consegue lidar com elas antes que virem um problema.
Quando não percebemos o recado que os sentimentos querem dar, eles nos possuem. Então, o Body Scan desenvolve em nós uma maior consciência corporal e física. Com efeito, ao treinar essa prática com frequência, você consegue fazê-las de maneira informal.
E aí? Gostaram dessas dicas? Fiquem atentos para não perder os próximos conteúdos.
youtube: www.youtube.com/mindstationbr
instagram: @mindstationbr | @cbetito
- Crenças limitantes
Uma parte é criada por nosso viés negativo (atração por coisas negativas) mais o excesso de divagação, que ativa áreas do cérebro que ajudam a construir a realidade, montando informações como um quebra-cabeça. Então, tudo que faz você dizer “eu não posso…”, “eu não consigo…”, “eu não sou…”, “eu não devo…” é uma crença limitante.
Nós aprendemos essas crenças através de:
Experiências diretas – E das conclusões que tiramos depois delas;
Educação – Influência da visão dos professores e familiares;
Estratégias com lógica errada – Más decisões por excesso de generalização e pouco uso de fatos e observações da realidade;
Medo – Fator social envolvido, que lida com nossa aceitação e senso de pertencimento.
Você já se sentiu travado por conta dessas crenças? Já se arrependeu por algo que não tentou fazer? Já se sentiu incapaz de enfrentar seus desafios? Tem dificuldades de relacionamento? Então, bem-vindo ao clube, pois todo mundo já passou por isso.
Então, o que é preciso fazer para ativar o poder da mente?
Uma das formas é treinar atenção e percepção para evitar erros e para ajudar a gerar insights. Ademais, este treinamento está incluso nas práticas do Mindfulness.
Escrita expressiva
A seguir, veremos um exercício prático, chamado escrita expressiva, para trabalhar com emoções e experiência negativas:
1- Escreva apenas sobre experiências negativas;
2- Separe pelo menos 15 minutos para este exercício;
3- Foque nos sentimentos mais profundos;
4- Deixe que as palavras fluam. Não se preocupe com a gramática, repetição de palavras ou sentenças completas;
5- Perguntas para iniciar: o que aconteceu? Como me senti sobre isso? Por que me senti assim?
6- Localize a emoção no seu corpo, dê cor, sabor, cheiro e todo o tipo de descrição sensorial que perceber.