Será que é fácil encontrar a felicidade? E você, quer ser feliz?

Será que é fácil encontrar a felicidade? E você, quer ser feliz?

encontrar a felicidade

Você sabe o que é ser feliz? Já leu muitas matérias de revista com este tema ou já ouviu falar sobre, mas não consegue de fato encontrar a felicidade em seu dia a dia?

Bom, como você sabe, nossos artigos visam trazer práticas para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. E o texto de hoje não seria diferente. Assim, trouxemos 6 dicas bem legais para você perceber a felicidade e trazê-la para sua vida.

Então, leia este artigo até o fim e deixe sua opinião.

O que a ciência diz sobre encontrar a felicidade

A ciência já descobriu alguns fatos interessantes à respeito da felicidade e como nós percebemos essa sensação. Por exemplo, um deles diz que 50% da nossa percepção de felicidade vem do nosso gene, da nossa condição genética. Já 10% vem das circunstâncias da vida; e 40% da forma como encaramos a nossa vida, como enxergamos a nossa realidade. Ou seja, é este ponto que nós conseguimos transformar.

como encontrar a felicidade

Outro fator importante diz respeito à frase “dinheiro não traz felicidade”. Na verdade, se você usar o dinheiro simplesmente para adquirir coisas, para sua satisfação pessoal ou para algo que você quer no curto prazo, isso não te tornará uma pessoa mais feliz. Mas se você utilizá-lo para ter experiências positivas, principalmente com outras pessoas, você pode experimentar mais felicidade.

Outro dado importante: existe uma pesquisa bem interessante que diz que quanto mais nós divagamos, ou seja, pensamos muito no futuro ou no passado, mais tendemos a sermos infelizes. Então, quanto mais presentes, mais fácil é encontrar a felicidade.

No nosso canal do Youtube, temos um vídeo sobre “Como vencer a negatividade”, ensinando algumas práticas. Então, dê uma olhada no vídeo para aprender.

E agora, você verá as nossas 6 dicas para deixar a sua vida mais feliz. Confira!

6 Dicas para encontrar a felicidade

Dica nº 1 – Não apoie a sua felicidade em objetivos

Ter objetivos é muito bom, nós precisamos disso, temos que saber para onde estamos indo e possuir a marcação de sucesso do que estamos fazendo. Mas se ficarmos colocando a nossa felicidade em função de algo que ainda não atingimos, nossa vida não será feliz.

Sua mente ficará treinada para que na hora que chegar a um determinado objetivo, ao invés de ficar feliz no presente, irá criar mais um objetivo e tentar ir atrás dele. Então, é preciso entender que a felicidade é algo que praticamos no dia a dia e não está ligada a um ponto específico no tempo.

Deste modo, ela não é quando compramos um carro ou uma casa, ou conseguimos uma promoção no trabalho ou uma viagem.

Meios de encontrar a felicidade

Dica nº 2 – Seja voluntário(a)!

É muito importante fazermos um trabalho em prol de pessoas que talvez não tenham condições como nós, ou que poderiam se beneficiar daquilo que podemos oferecer. Por que isso? Porque no momento que você faz alguma coisa para outra pessoa ou para um grupo, naturalmente se sentirá mais feliz.

Na prática, é uma condição genética que entende que estamos ajudando a preservar nossa espécie. Assim sendo, vale a pena, sim, ajudarmos de forma altruísta.

Dica nº 3 – Esforce-se para sentir Contentamento

É muito fácil termos alguns picos de experiência, como uma viagem legal ou alguma experiência que tivemos um grande reconhecimento e, assim, associarmos a felicidade somente a esses momentos. Mas, no geral, o que temos que fazer é sentir a felicidade mesmo em pequenas ocasiões do nosso dia a dia.

Uma boa comida que comemos no almoço, uma boa conversa, podem ser meios de encontrar a felicidade. Por fim, são coisas simples do cotidiano que reconhecemos e que trazem essa ideia do contentamento.

É claro que grandes experiências de felicidade são maravilhosas. Porém este sentimento tem que estar muito mais ligado a coisas pequenas, do que efetivamente só a momentos de pico.

Para atingir este processo, é necessário treino.

Dica nº 4 – Cuidado com o hábito para encontrar a felicidade

Nós somos seres que nos habituamos com que tendemos a repetir. Então, se para você ser feliz, é preciso jantar em um lugar legal, ou fazer sempre a mesma coisa, acaba criando o hábito disso.

Com isso, o que te deixava muito feliz no começo, já não funciona mais. Portanto, o ideal é buscar experiências novas que vão trazer felicidade.

Aquele jantar em um restaurante maravilhoso, deixa para as ocasiões em que você tem algo a comemorar.

Dica nº 5 – Pratique viver no momento

Como falamos no início do artigo: quanto mais divagamos e ficamos perdidos nos nossos próprios pensamentos, menos vivemos a realidade. E isso faz com que naturalmente sejamos mais infelizes. Então, praticar estar no momento presente é uma forma de ser mais feliz.

E como praticamos isso? Com o Mindfulness e a meditação. Nós falamos bastante sobre isso por aqui e no nosso canal do Youtube.

Treine sua mente para viver o momento presente.

Ser feliz nas coisas simples

Dica nº 6 – Priorize suas experiências, ao invés das posses

Não tem problema nenhum querer comprar um carro novo bonito, uma bolsa ou um sapato. Desde que você consiga associar isso com a experiência que está tendo.

Porque, às vezes, você quer tanto comprar algo que acaba acreditando que só será feliz quando conseguir. Por fim, você vai à luta, demora um tempo e consegue finalmente comprar aquele objeto que tanto queria.

Só que na hora que a compra é efetuada, sua satisfação é muito curta, porque você se preocupa com a possibilidade de perder isso. Ou seja, se vão riscar o seu carro ou pisar no seu sapato novo, por exemplo.

Isso acaba virando uma neurose e viver assim não é felicidade.

Felicidade é experiência, é quando estamos de fato no momento presente, mas experimentando o que quer que seja. É provável que seja posse, viagem, uma conversa… Então, priorize suas experiências, não as posses.

Essas foram as 6 dicas para você tornar sua vida mais feliz. Esperamos que você tenha gostado. Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta