Há momentos em que estamos executando uma tarefa e nem vemos o tempo passar, gostamos tanto do que fazemos que a concentração é intensa. O nome disso é ESTADO DE FLOW (ou Zona, quando se trata de atletas). No artigo de hoje, falaremos como este estado funciona e daremos dicas para criar condições para entrar nele mais facilmente. Leia o texto até o final para aprender.
Estado de flow
É o estado de atenção focada, de superconcentração, que diminui nossa autoconsciência reflexiva e faz com que percamos um pouco da noção do tempo e percebamos menos estímulos externos. Deste modo, conseguimos executar tarefas no máximo de nossa performance, gerando um estado positivo.
Alguns pesquisadores neurocientistas já têm algumas pesquisas muito sérias a respeito do tema. Segundo eles, nosso cérebro não fica sobrecarregado durante o estado, ou seja, o gasto de energia não é exagerado. Dessa maneira, usamos o cérebro de forma otimizada. Além disso, também existe um processo de recompensa neste ciclo que libera a dopamina, proporcionando positividade.
Outro ponto importante é que não há muito estímulo durante o processo, não sobrecarregando sua memória de trabalho.
Como criar condições para entrar mais facilmente no estado de flow
É preciso sincronizar o corpo e a mente, e isso vem das tradições religiosas antigas, que incluem artes contemplativas, onde a meditação e o Mindfulness eram bastante utilizados. De fato, para essas tradições, o estado de Flow não se constrói.
Ele é um estado natural da nossa mente que precisa das condições corretas para ser acionado. Sendo assim, preparamos 10 dicas para alcançar este estado mais rapidamente.
1ª Dica – Relaxe o corpo e atenda a todas as necessidades dele
Se estiver com sede, com fome ou com qualquer outra sensação que te incomode, você sairá do estado de Flow. Antes de mais nada, faça o que seu corpo pede para voltar a se concentrar.
2ª Dica – Verifique seu estado emocional
Emoções fortes, sejam negativas ou positivas, naquele momento, irão te tirar do estado de Flow. Nesse sentido, perceba essa emoção e tente lidar com ela, antes ou depois da atividade que você tem que fazer, ou dê atenção a esses sentimentos, use suas ferramentas para lidar com eles, pois quando eles diminuírem, você conseguirá criar as condições para o Flow.
3ª Dica – Tenha espaço para atingir o estado de flow
Não só o físico, mas o de tempo também. Assim, abra espaço na sua agenda, planeje seus compromissos antes e depois e evite preocupações com eles. De fato, você irá performar melhor naquele tempo definido para a tarefa.
4ª Dica – Reduza as interrupções
Quanto mais interrupções que nos tirem do contexto daquilo que estamos fazendo, mais o cérebro tem que reprocessar as informações, tirando seu foco.
5ª Dica – Tenha uma motivação
O desafio a ser cumprido deve ser interessante para você. Porque se for algo chato, que você não gosta, será mais difícil entrar em estado de Flow. E para entender se você está mesmo motivado ou motivada para fazer algo, apenas pense no que acontecerá com você quando terminar de fazer a tarefa cumprindo seus objetivos.
Reflita sobre como é essa imagem para você e que emoção ela te traz. Se a imagem for nítida e te trouxer emoções positivas, isso claramente mostra que há motivação necessária para te ajudar a entrar no estado de FLOW.
6ª Dica – Estabeleça metas claras sobre o estado de flow
Não crie coisas que você não consegue fazer, nem coisas pequenas. A princípio, o desafio deve ser alto, que te motive e eleve seu nível de estresse de forma saudável, ajudando a te manter acordado e prestando atenção na tarefa.
7ª Dica – Mantenha o foco
Tente ignorar os estímulos internos que não sejam insights para o seu trabalho. Assim sendo, deixe de lado a vontade de olhar as redes sociais ou de checar o seu celular a cada instante. É muito importante que você mantenha o foco e tire tudo aquilo que possa atrapalhá-lo antes de iniciar a tarefa.
8ª Dica – Perceba o progresso
Algumas pessoas têm motivação quando percebem o progresso do seu trabalho. Portanto, tenha a percepção do momento que você está saindo do zero e dando um passo a frente, e eleja maneiras de medir seu progresso.
9ª Dica – Comemore o sucesso em seu estado de flow
É muito importante comemorar toda vez que você consegue chegar em algum ponto. Então, quando cumprir parte das tarefas e se sentir satisfeito com o que fez, comemore, parabenize-se!
Esta comemoração faz com que você use o sistema de recompensa do seu cérebro para que ele o auxilie a continuar engajado naquilo que está fazendo ou mesmo fortaleça este hábito positivo que você criou.
10ª Dica – Atitude positiva
Não tem como entrar em Flow, se você não está se sentindo positivo. Primeiramente, a atitude deve ser positiva, relacionada ao bom humor, pois assim nosso estado de atenção se eleva e aumenta nosso foco.
Com essas 10 dicas você vai conseguir entrar no estado de Flow mais facilmente. Então, faça o teste e veja as transformações que o processo traz na sua vida e no seu trabalho.
E se quiser saber mais sobre o Flow, procure pelo cientista húngaro, Mihaly Csikszentmihaly, que estudou muito sobre o assunto e pode trazer muitas informações legais.
Temos também um vídeo sobre este assunto em nosso canal do YouTube, basta acessar o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=lB5bQgSU2gA&t=526s
E para aumentar a sua performance mental, clique aqui!
Até o próximo artigo!
Autor – Charles Betito