6 Maneiras de Usar os Relacionamentos para Prosperar

Como usar os relacionamentos para prosperar

Já percebeu que a busca por autoaperfeiçoamento e autoconhecimento soa como uma jornada solo? Mas na verdade não é. Isso porque, nós conseguimos alcançar esses objetivos mais facilmente ao usar os relacionamentos para prosperar.

Por exemplo, até atletas de alto padrão, executivos de sucesso e monges têm alguém com quem eles aprendem. Assim, os atletas têm os treinadores, os executivos têm seus mentores e os monges têm seus professores. Então, isso mostra que precisamos do outro para aprender e progredir, e isso faz parte da condição humana desde os primórdios.

Formas de usar os relacionamentos para prosperar

No artigo de hoje, falaremos sobre as 6 maneiras de usar seus relacionamentos para prosperar e atingir mais rápido aquilo que você deseja para sua vida.

1- Passe o tempo com as pessoas certas

Entenda por pessoa certa não só aquela que vê só o seu lado positivo, que elogiam e etc. Mas sim, por aquela cujo comportamento você quer usar como modelo.

Já percebeu que muito de suas atitudes veio de pessoas que te inspiraram? Essa é a nossa capacidade de modelar o outro. Assim sendo, cerque-se de pessoas que sirvam de modelo para você e que têm um comportamento legal.

Esteja com aquelas que tiveram sucesso em uma empreitada, que conseguiram resolver um conflito de maneira admirável. Escolha as pessoas certas para ficarem do seu lado.

Meios de usar o relacionamento para prosperar

2- Crie metas com outras pessoas

Quando fazemos isso, nos tornamos mais responsáveis por aquele compromisso assumido, seguindo mais facilmente com nossas metas.

Um exemplo é quando você tem uma meta de trabalho e tem que ficar o final de semana todo trabalhando. Caso outra pessoa ajude, é mais fácil de cumprir a tarefa. Ter outros indivíduos ao nosso lado nos ajuda muito a alcançar nossos objetivos.

3- Aprenda a pedir feedback

Fazer isso é muito importante, mesmo que você não esteja trabalhando em uma empresa. Dessa maneira, vale pedir feedback para um amigo ou um familiar sobre algo que você esteja fazendo.

E quanto mais essa pessoa estiver ligada a você e quiser o seu bem, mais útil será a opinião dela para seu crescimento pessoal. Porque pesquisas e estudos comprovaram que quando pedimos para outra pessoa opinar sobre nossas atitudes, temos maior possibilidade de resolver nossos problemas. Com isso, temos um crescimento de forma mais rápida e tranquila.

4- Use sua rede ampliada

Ou seja, seu networking. Em síntese, com a tecnologia e as redes sociais, temos acesso a muito mais pessoas do que somente nossos parentes.

Quando conseguimos pedir coisas que não sabemos, tentamos aprender algo novo e pedimos dicas a elas, estamos de fato usando nosso capital social.

5- Pratique a gratidão

A gratidão, bem como o perdão, nos ajuda a usar os relacionamentos para prosperar. Em suma, ela ajuda nosso autoaperfeiçoamento e aumenta nossa conexão com outras pessoas.

Ao tornar-se grato, reconhecemos aquilo que elas fazem por nós. Ou seja, é um reforço positivo a algo que recebemos de bom grado. Deste modo, faz com que aumente nossa ligação com o outro e nos sintamos mais positivos para performar melhor e nos tornarmos pessoas melhores.

6- Ajude os outros

Principalmente os que estão a sua volta. Isto é, existe um princípio da condição humana chamado reciprocidade. Trata-se daquele pensamento de que quando ajudamos alguém, devemos receber algo em troca. Então, mesmo que você não ajude esperando recompensa, é possível que você receba algo.

Não deixe de ajudar os outros, portanto, perceba no ambiente o que você pode fazer para trazer algo de bom. Está se popularizando nas empresas atualmente um processo de mentoria que funciona mais ou menos dessa maneira.

Ou seja, alguém com mais experiência mentora outra pessoa. Com efeito, há uma troca que gera perspectiva para quem é o mentor e autoaperfeiçoamento para quem recebe a mentoria.

Então, essas foram nossas dicas para que você consiga prosperar e ter um desenvolvimento humano mais facilmente. Então, gostou? Esperamos que sim e que elas sejam muito úteis para você.

Até o próximo!

Você pode entender melhor sobre esse e demais assuntos da mente, clicando aqui!

Deixe uma resposta