Como Vencer a Negatividade e o Pessimismo
Close up portrait of curly haired girl looking at camera and smiling while standing in college library with people working in background, copy space

Como Vencer a Negatividade e o Pessimismo

Algum dia na sua vida você participou de uma reunião onde a maioria das pessoas deram opiniões positivas a seu respeito, porém uma delas te criticou? A princípio qual dessas falas tem o potencial de aumentar seu estresse? Igualmente, qual manterá você acordado a noite inteira, tornando difícil vencer a negatividade? 

Essa resposta é muito fácil. Sabe por quê? 

Formas para vencer a negatividade

Porque temos atração por informações negativas, devido a uma condição biológica do nosso cérebro. Por isso, esse artigo falará sobre esse assunto e como vencer a negatividade em nossas vidas. Assim, você melhora, inclusive, a sua performance mental. 

Início para vencer a negatividade 

Primeiramente, vamos entender o porquê nossa mente tem a tendência a atrair-se pelo negativo. A princípio, é importante pensar em nossos antepassados de 150, 200 mil atrás. Uma vez que eles precisavam de informações negativas para sobreviverem.

Com isso, era mais importante saber os perigos de uma caçada, por exemplo, do que se a grama que pisávamos era macia.

Logo, herdamos isso dos nossos ancestrais, usando dados negativos para nossa sobrevivência.

Conseguimos traçar cenários sobre possíveis catástrofes que podem acontecer para nos prepararmos antes. 

Porém o excesso de negatividade acaba causando problemas. Sem dúvida, no médio e no longo prazo, ela pode tomar conta da nossa mente. É como se colocássemos um óculos com lentes vermelhas. E tudo que vemos, mesmo sendo de cores variadas, passasse a ser vermelho por conta do acessório.

Deste modo também é com a negatividade: começamos a ver tudo com o viés negativo sem perceber. 

Formar para vencer a negatividade

Método para vencer a negatividade

Você já deve ter vivido alguma situação (que não era tão ruim) em que prestou mais atenção aos aspectos negativos. Isso é um exemplo claro de como nossa mente funciona nesse estado de negatividade.

Contudo, há maneiras de vencer a negatividade e treinar a mente, e você aprenderá a seguir.

Confira os 3 passos:

Primeiro Passo

Durante o dia, perceba alguma experiência positiva que você teve. Se preferir, coloque um alarme para lembrar de algo bom que aconteceu. Pode ser uma ocasião simples, como um café com um amigo. Perceba essas experiências positivas.

Segundo Passo

Ao percebê-las, comece a prestar atenção em tudo que tem a ver com os cinco sentidos em relação às suas experiências. Qual sentido foi mais aguçado: visão, paladar, olfato? Preste atenção em qual emoção surgiu naquele momento. Mantenha essa sensação por pelo menos 5 segundos.

Terceiro Passo

Aprofunde-se nestas emoções. Entre mais fundo nelas, percebendo o que elas estão gerando em você, foque nas sensações. Ao fazer isso, você constrói cada vez mais emoções positivas e tende a memorizá-las.

Desse modo, aos poucos, condiciona-se a mente a buscar informações positivas e a valorizá-las mais do que as negativas. E assim, passamos a ver a vida de outra forma e nos tornamos pessoas mais abertas.

O que há de positivo na sua vida no qual você não tem prestado atenção? Com certeza, há uma resposta para essa questão. 

Comece a por em prática os 3 passos citados acima e treine sua mente para transformar seu mindset e seu modelo mental. Você criará futuros melhores para você e para quem está à sua volta. O mindfulness, por exemplo, pode te ajudar nessa missão.

Deixe uma resposta