Você já passou por uma situação de agressão no trabalho? Já se sentiu constrangido(a) por ter que interagir com essa pessoa? Lembra-se de alguma dessas situações? Sabe como se sentiu e o que aconteceu depois?
Se pelo menos uma de suas respostas foi sim, leia esse artigo até o final.
A Inteligência Emocional pode evitar agressão no trabalho
Situações de agressão no trabalho são mais comuns do que se possa imaginar. Todavia, não precisa ser necessariamente agressão física, a verbal também entra na conta.
E para muitas pessoas que agrediram, essa foi a única reação possível. Mas isso não é bem verdade, uma vez que a inteligência emocional nos ensina que é possível escolher qual será nossa reação.
Ela parte do princípio de que você vai entender a emoção que está sentindo, fazer uma pausa, tomar uma decisão mais racional e agir da maneira melhor.
Como lidar com esse tipo de situação no trabalho?
Como treinar nossa mente para estarmos despertos nesses momentos e tomarmos a melhor decisão? A fim de esclarecer esse tema, vamos dar algumas dicas importantes.
Elas são válidas tanto para quem se deparou com alguém muito agressivo, quanto para quem teve vontade de agredir. Siga conosco!
1º Aprenda a fazer uma pausa na hora da agressão no trabalho
Se você estiver sentindo uma emoção muito forte, aprenda a reconhecê-la por meio de treinos mentais como o Mindfulness. Na prática, ele é um método que nos ensina a estar presente no nosso corpo.
Além disso, treine a respiração! Desse modo, antes de explodir, pare, respire fundo e perceba como isso vai ajudar a tomar uma decisão melhor.
Se você já tem o hábito do Mindfulness, possivelmente consegue perceber seu processo mental com mais facilidade e sabe usar a respiração para te auxiliar. Além disso, treinar a atenção facilita muito o reconhecimento dos momentos em que é preciso dar essa pausa e respirar.
2º Faça a pessoa agressiva utilizar o raciocínio lógico
Peça para ela fazer alguma coisa onde é necessário pensar de forma lógica, pois isso ativará a parte do cérebro que raciocina e regula as emoções. Assim, cálculos matemáticos, dados, fatos e datas em uma conversa difícil, por exemplo, podem ajudar no controle emocional.
3º Modelagem de Comportamento
A PNL diz que pessoas agressivas aprenderam isso com alguém, o que chamamos de modelagem. Isto é, nós temos a capacidade de modelar o comportamento dos outros, principalmente, quando vemos que ele traz resultados positivos.
Nós usamos isso de forma inconsciente para resolver outros tipos de problemas na nossa vida. Então, é importante lembrar que alguns de nossos comportamentos foram modelados no passado. E muitas dessas estratégias não fazem mais sentido atualmente. Precisamos observar esse tipo de situação e escolher atitudes melhores.
Auxílio a pessoas que praticam agressão no trabalho
Se você quer ajudar alguém que usa de agressividade a mudar suas ações, saiba que isso é possível! Tenha em mente que ele mantém essa estratégia de ser agressivo, pois no fim de suas ações foi gerado algo positivo ou conseguiu o que queria.
Logo, evite premiar a agressividade. Ou seja, quando a pessoa estiver nervosa e explodindo, não responda e não leve para você. Contudo, diga que desse jeito a conversa não vai continuar, pois nada será resolvido com agressões. E aí, espere ela se acalmar para continuar.
Quando a pessoa estiver calma, aí sim, dê o reforço positivo. Deste modo, você mostra que ser nervoso, irritado, agressivo não resolve o problema. Assim, ela percebe que conseguiu atingir seu objetivo com tranquilidade e gera uma sinestesia positiva, dando início à mudança de suas ações.
Para concluir, premiar pessoas positivas e gentis em detrimento daquelas que usam da agressividade para conseguir o que querem, faz com que os agressivos repensem suas estratégias.
Bom, por hoje é só! Até o próximo artigo e, lembre-se, seja sempre gentil para nos ajudar a criar um mundo melhor para todos!
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