O lado bom do estresse

O lado bom do estresse

Acredite, o lado bom do estresse existe. Todo mundo já está careca de saber o que é o estresse – ou pelo menos, pensa que sabe. Primeiramente, porque quando vamos ao médico reclamando de cansaço ou esgotamento físico e mental, é comum nos dizerem que o problema é estresse, mesmo que no primeiro momento eles não consigam falar o que está acontecendo de errado. 

De certa forma, os médicos estão certos, pois ele é um mecanismo natural do nosso organismo que, se ativado muito frequentemente, causa muitos problemas à saúde. Por isso, essa é a parte ruim do estresse, que a maioria de nós já conhecemos. 

Detectando o lado bom do estresse

Mas agora, vamos para o lado bom: o estresse não é necessariamente um vilão na sua vida. Quando estamos sob estresse, ganhamos a chance de usufruir de um pico de performance. Assim, temos uma visão afunilada e conseguimos colocar muita energia para resolver um problema. Entretanto para que isso aconteça, é preciso entender os dois tipos de estresse que existem.

Tipos de estresse

Estresse inevitável: o que não conseguimos ver saída. É muito problemático, pois se ficarmos entregues a ele, chegamos ao ponto em que podemos ter grandes dificuldades. 

Estresse escapável: onde conseguimos enxergar uma saída. Neste tipo, conseguimos usufruir do pico de performance. Contudo para que isso aconteça, é preciso tirar os estímulos externos, como celulares e telefones. Deixe o ambiente livre de tudo que possa atrapalhar o seu foco, pois é importante focar no problema naquele momento, sabendo do que você precisa fazer para resolvê-lo. 

Nesta hora, toda nossa fisiologia e mente estão focadas na tarefa e temos muito mais capacidade de resolver problemas. Ao passo que, quando tudo se encaixa e dá certo, acontece algo mágico, que consiste em sair do estresse e obter o relaxamento. Isso porque o problema não é inerente ao estresse, mas sim à falta de relaxamento e percepção, que nos leva a ficar engatilhados para o estresse e, dessa forma, não conseguimos voltar ao nosso estado natural

Quer saber como usar o estresse ao seu favor?

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO MINDFULNESS E CONSCIÊNCIA APLICADOS

Autor: Charles Betito, fundador da Mind Station, uma plataforma de conteúdos baseada em mindfulness e consciência aplicada.

Deixe uma resposta